JOGO 171 BRASILEIRO RODANDO no CELULAR ANDROID em 2022/23 | 171 O GTA BRASILEIRO

 

171 é um jogo eletrônico de ação-aventura em desenvolvimento pela Betagames Group, uma desenvolvedora independente localizada no estado de São Paulo, Brasil. Está sendo publicado pela Betagames Group para Microsoft Windows, e pela QUByte Interactive para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. Ambientado na fictícia Sumariti, baseada na cidade de Sumaré – interior de São Paulo, o jogador controla o protagonista Nicolau Souza, um jovem de boa índole, que, na versão final do jogo, terá a missão de lidar contra situações turbulentas, tanto em seu cotidiano quanto familiar. O mundo aberto permite que o jogador se locomova a pé ou com veículos.

A ideia do desenvolvimento do jogo surgiu em 2010, quando modificações brasileiras para jogos como Grand Theft Auto: San Andreas se tornaram proeminentes. O desenvolvimento foi lento ao longo dos primeiros anos pelo fato da equipe ser composta por um grupo de menos de dez pessoas trabalhando no projeto de maneira não-integral. A produção foi reinicializada em 2015, principalmente após a troca do motor gráfico Blender 3D para a Unreal Engine 4. 171 foi revelado oficialmente na internet nesse mesmo ano, gerando grandes expectativas por diversos meios de comunicação e sendo frequentemente apelidado de "Grand Theft Auto brasileiro" por conta de sua inspiração e similaridade aos jogos desta série. Desde então, a Betagames vem lançando novas atualizações de desenvolvimento.

Em janeiro de 2019, a Betagames Group arrecadou mais de 68 mil reais em doações no Catarse. Isso colaborou no desenvolvimento do jogo e em sua promoção na Brasil Game Show daquele ano. Uma segunda campanha no Catarse, em maio de 2020, fez com que a equipe arrecadasse mais de 195 mil reais. Uma versão pré-alfa foi lançada em 25 de março de 2020 para apoiadores, com uma versão alfa sendo disponibilizada em 17 de novembro de 2022 via acesso antecipado. Um lançamento completo e finalizado do jogo está inicialmente previsto para ocorrer em 2024.

171 está em desenvolvimento pela Betagames Group, uma desenvolvedora independente de aproximadamente dez integrantes, localizada no estado de São Paulo, Brasil.
Em meados de 2010 e 2011, épocas em que modificações brasileiras para jogos como Grand Theft Auto: San Andreas se tornaram populares, eles tiveram a ideia de desenvolver um jogo vagamente ambientando no Brasil. Em entrevista ao website Nerd Interior, quando perguntado de "como surgiu a ideia de produzir um jogo de mundo aberto, especialmente ambientado no Brasil?", Diogo Moraes, um dos desenvolvedores do jogo, respondeu: "É difícil encontrar alguém que não goste de games de mundo aberto hoje em dia, não é mesmo? Nós, por exemplo, adoramos a liberdade adotada nesses games, são verdadeiras obras de arte. Ao nos depararmos com mods que traziam conteúdos e até ambientes mesmo que fracionados do Brasil e de forma cada vez mais frequente, isso despertou nosso interesse e nos fez ver as possibilidades de uma criação dedicada para esse fim, pois não era apenas algo legal, mas sim algo que com o passar do tempo vimos que todos esperavam ver e não apenas nós." O significado do título "171", está ligado ao artigo 171 do código penal brasileiro referente ao crime de estelionato. Ao longo dos anos, entre 2010 à 2015, a equipe utilizou o motor gráfico de jogo Blender, até ter sido substituído posteriormente para a Unreal Engine 4. 

O desenvolvimento de 171 foi lento ao longo desses anos. Durante esse tempo, em 2015, a Betagames lançou o jogo Minta se Puder para a plataforma Windows. Uma página no Patreon, para acarretar fundos para 171, também foi criada em 2015. O processo de desenvolvimento do jogo está sendo realizado de maneira não-integral, como explicado por Diogo Moraes: "Atualmente o 171 está sendo desenvolvido, apesar de sermos uma equipe Indie no momento que apenas consegue dedicar apenas horários livres para seu desenvolvimento, e isso de fato reflete em seu tempo de produção, o projeto segue fortemente em criação."