MEDAL OF HONOR VANGUARD | Jogo de PLAYSTATION 2 No ANDROID

  

O jogo é ambientado durante Segunda Guerra Mundial com elementos de jogabilidade já vistos nos títulos anteriores da série, porém, o jogo compartilha muitos elementos de jogabilidade com saltos de para-quedas que até então só haviam aparecido na expansão Spearhead de Medal of Honor: Allied Assault e viriam a ser utilizados em larga escala em seu sucessor, Medal of Honor: Airborne. A versão para Wii compartilha a mesma fórmula de jogabilidade do PlayStation 2, apenas com grandes diferenças de controle (Dualshock 2 e Wii Remote).

Os jogadores podem personalizar e atualizar duas de suas armas no decorrer do nível, adicionando uma mira de precisão à um fuzil M1 Garand transformando o em um M1D, ou um tambor de munição em uma metralhadora Thompson M1928. Estas atualizações estão disponíveis apenas em certos locais de alguns níveis e o jogador precisa procura-las pelo cenário.

No início de cada uma das operações, o jogador salta de paraquedas para o campo de batalha (com a exceção de uma inserção de planador no início da missão na Normandia) e podem escolher aproximadamente onde deve ser a zona de pouso. Em quase todos os níveis, os jogadores que pousarem em pontos marcados por fumaça verde poderão pegar melhorias (atualizações) de armas procurando bolsas brancas de munição com o símbolo da 82ª Divisão Aerotransportada que estarão piscando em vermelho.

O jogo possui um modelo linear de progresso durante a campanha. O sistema de regeneração utilizava o método de recover popularizado por Call of Duty 2, que se tratava do personagem se recuperar quando não era mais alvejado ou usando a cobertura.

A versão de Wii implementa o Wii Remote para realizar movimentos como agachar, saltar, fazer curvas rápidas, ataques com armas, recarregar e disparar.

O jogo possui várias armas do período da Segunda Guerra Mundial, sendo elas: M1 Garand, Karabiner 98k, Thompson M1928, MP40, Browning Automatic Rifle (BAR), STG44, MG42 e Bazooka. A qualidade da trilha sonora e do som foram elogiadas na época do lançamento.